André Villarinho

Dicas para a transição em provas de duathlon e triathlon

22 de outubro de 2019

O duathlon e o triathlon são eventos esportivas que demandam muitas qualidades dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais. Além de ter um bom rendimento nas diferentes modalidades, é importante também treinar bastante a transição para garantir um tempo menor e melhor ao final da prova.

Para participar destas competições são necessárias habilidades na corrida de rua, natação e ciclismo, completando as provas da forma mais rápida possível, e muitas vezes a diferença entre um bom tempo e uma prova mal sucedida está na rapidez da transição entre uma modalidade e outra.

Trocar o traje de borracha, montar e desmontar da bicicleta, calçar o tênis de corrida, tudo isso demora alguns segundos para ser feito e deve ser treinado para garantir que você tenha o melhor resultado possível em sua prova esportiva multidisciplinar.

Veja algumas dicas para garantir uma melhor transição e conquistar resultados mais expressivos em suas próximas provas de duathlon ou triathlon.

Natação para ciclismo

Ao sair da água para iniciar a prova de ciclismo, é preciso tirar a roupa de borracha, óculos e touca com rapidez para poder iniciar a prova de ciclismo. Em seu treinamento, aperfeiçoe este momento, abrindo o zíper do traje de borracha e tirando os acessórios enquanto corre para a área de transição.

Comece pelo traje, depois os acessórios e tenha a sua disposição na área de transição algum líquido lubrificante, como vaselina ou condicionador, para facilitar a retirada total do traje de borracha.

Treine também subir na bicicleta em movimento, pratique isso na grama para não se machucar, pois as quedas são garantidas durante o treinamento. Você deve descobrir a melhor forma de montar na bicicleta em movimento. É comum que os atletas coloquem um pé sobre o pedal e montem, mas a forma mais ágil é pular sobre a bicicleta.

Ciclismo para corrida

Outro momento de transição que pode ser trabalhoso é do ciclismo para a corrida. Neste caso deve-se treinar o desmonte da bicicleta também em movimento. Deve-se tirar um dos pés do pedal e passá-lo por cima do quadro para que as duas pernas fiquem do mesmo lado.

Neste momento, posicione uma das pernas flexionadas à frente para iniciar a corrida e salte da bicicleta em movimento, correndo em direção à área de corrida. Não é fácil, mas com um bom treinamento, o atleta logo se acostuma a desmontar da bicicleta com muita rapidez.

Seus tênis de corrida também devem estar bem adaptados para serem calçados com rapidez. Coloque cadarços elásticos em seu tênis ou sistemas de ajuste rápido, como alças ou abas que facilitem o calçar. Também treine para correr sem meias, pois nas provas mais curtas o tempo que você gastaria calçando meias pode fazer toda a diferença.

Treine transições com a ajuda de um instrutor profissional

Amador ou profissional, um atleta está sempre em busca do melhor resultado possível, e no triathlon e duathlon isso é representado pelo tempo de prova. Se você deseja melhorar seu tempo de prova mais e mais, é importante treinar as modalidades, mas os detalhes não podem ser esquecidos.

Em esportes tão competitivos como estes a agilidade na transição faz toda a diferença e a Equipe André Villarinho oferece um treinamento completo para triathlon e duathlon. Nossos instrutores acompanham todas as etapas e ajudam você a conquistar resultados mais expressivos e satisfatórios.

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