André Villarinho

Corrida de rua requer cuidados e acompanhamento

22 de outubro de 2019

A corrida de rua é uma ótima forma de fazer exercício e conquista muitos adeptos em todo o Brasil que buscam mais saúde e qualidade de vida. Porém, para garantir que você tenha saúde ao praticar esta atividade, é preciso um pouco mais do que um bom tênis de corrida.

Veja alguns cuidados que você deve tomar para garantir mais segurança durante a corrida de rua e praticar exercícios com saúde em sua cidade.

Faça uma avaliação médica

Entenda os limites do seu corpo antes de começar a praticar exercícios. Visite um consultório médico e faça uma avaliação para prevenir lesões ou mesmo problemas mais sérios.

Com uma boa avaliação física e os exames apropriados, você poderá fazer uma programação de exercícios balanceada que realmente seja benéfica para sua saúde. Entendendo quais são os problemas de saúde já existentes ou que podem ser desencadeados pelo esforço físico, você tem a oportunidade de se tratar ou se prevenir contra lesões e doenças.

Escolha bem os materiais esportivos e locais para correr

Correr é uma atividade democrática, que pode ser praticada em quase todos os lugares, mas sempre existem locais mais apropriados. Procure as pistas de corrida ao ar livre de sua cidade, locais com uma superfície plana e aderente para evitar tropeços e quedas

Também tenha cuidado na hora de escolher a roupa e o calçado que você vai usar para correr. Vista-se com roupas confortáveis, que não limitem os movimentos e que também não absorvam tanto o seu suor.

Evite utilizar colares e outros acessórios que possam te machucar durante a corrida. O uso de protetor solar, bonés e viseiras são recomendados para que você fique mais protegido do sol, que pode atrapalhar a visibilidade e também queimar a pele.

Na hora de escolher o tênis, visite uma loja, experimente os calçados e escolha aqueles que são confortáveis, mas que também têm uma boa tecnologia de amortecimento e absorção de impacto.

Comece devagar para conhecer seus limites

Principalmente para quem está saindo do sedentarismo, é importante ter mais cuidado no começo. O aquecimento deve ser feito sempre antes da atividade física por pelo menos dez minutos.

No começo, apenas ande, depois de algum tempo, quando sentir mais confiança, comece a trotar e siga de forma gradativa, correndo por curtos períodos e voltando a caminhar e trotar.

Pratique a corrida de rua com uma certa frequência, pelo menos três vezes por semana, mas se começar a sentir algo, diminua o ritmo para evitar lesões e problemas mais sérios.  Com o tempo seu corpo vai se acostumar e você sentirá mais confiança para correr por mais tempo.

Procure um acompanhamento para sua corrida de rua

Para fazer seus treinos sem prejudicar sua saúde e diminuindo os riscos de acidentes, procure sempre um acompanhamento profissional, como o oferecido pela equipe André Villarinho de preparação física.

Ao participar da Equipe Villarinho você treina com o suporte de instrutores profissionais e a companhia de outras pessoas que compartilham seu objetivo de ter saúde e bem-estar.

Pratique exercícios com qualidade e se sinta motivado pela companhia dos instrutores e outros atletas amadores e profissionais que formam a Equipe André Villarinho. Acompanhe nosso Instagram ou entre em contato para conhecer a programação de treinamentos André Villarinho. Faça parte de nossa equipe!

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