André Villarinho

Como melhorar seu pace

3 de agosto de 2020

Ter atenção ao ritmo médio de corrida ou pace é um fator fundamental para que qualquer pessoa consiga concluir seu treino ou corrida de forma satisfatória e também acompanhar seu desenvolvimento pessoal. Mesmo variando de acordo com o percursos que você percorre, o pace serve como uma base para entender sua evolução.

Hoje existem aplicativos, equipamentos de corrida e frequencímetros, que possibilitam calcular o pacing ao final de uma corrida, mas você precisa apenas cronometrar seu treino do início ao fim para poder fazer um cálculo confiável de pacing. Veja o cálculo que você deve fazer para saber qual o seu pacing:

Distância percorrida (metros)/(tempo(minutos)x60) x 3,6 = Pacing (km/min)

Digamos que você tenha percorrido 10km em 1h30min. Neste caso seu pacing seria:

 10.000     *3,6  =  6,66 km/h 

(90*60)

Dicas para melhorar seu pace

O seu pace sempre servirá como uma referência do seu rendimento dentro de um mesmo circuito. Desde que você corra no mesmo local, sob condições similares, o seu pace será um demonstrativo muito confiável e você poderá acompanhar sua evolução periodicamente.

Quanto maior for o seu pacing, melhor será seu resultado e, com o acompanhamento constante, será muito fácil entender, inclusive, o tempo que você levou para construir essa evolução. Veja algumas dicas para melhorar seu pace constantemente.

Core: os treinamentos de core melhoram sua estabilidade no quadril e coluna, ajudando a ter uma postura mais adequada, firmeza nas pernas e aprimorar suas passadas, aumentando a eficiência da corrida e ajudando a evitar lesões. Abdominais, prancha, ponte, nado, hiperextensão, entre outros podem ajudar a fortalecer o core.

Potência: Treinos de potência ajudam a aumentar a elasticidade e a resistência do músculo, permitindo que você corra mais rápido gastando menos energia. Para fazer exercícios de potência da forma correta e evitar lesões, é sempre indicado procurar auxílio de um profissional.

Alimentação: O que você come regularmente e no dia do treino afeta diretamente seu rendimento. Procure alimentos saudáveis e leves, principalmente nas horas antes do treino, e também consuma alimentos integrais, frutas e outros que oferecem energia boa para o seu corpo. Fale com um nutricionista para saber o que é melhor para o seu biotipo e seus objetivos.

Alongamento: Durante a corrida, seu corpo inteiro trabalha com intensidade e com movimentos repetitivos, por isso é muito importante fazer alongamentos antes e depois do exercício. seus músculos ficam mais flexíveis e equilibrados.

Siga estas dicas, mas não tenha pressa para conquistar um pace interessante. Cada pessoa evolui no seu tempo e dentro dos seus limites, o esforço excessivo pode causar o efeito contrário, levando a lesões que interrompem o treino e o rendimento que vem sendo conquistado.

A equipe André Villarinho ajuda você a melhorar seu rendimento e conquistar resultados em seu treino de corrida diminuindo ao máximo os riscos de problemas físicos e oferecendo todo um suporte para que você se sinta motivado e atinja todos os seus objetivos.

Seja profissional ou amador, procure a equipe André Villarinho e faça, não só treinamentos de corrida, mas também de natação, ciclismo e muitos outros esportes, sempre acompanhado por profissionais e por companheiros de treino. Acompanhe o Instagram da equipe para acompanhar nossas atividades e entre em contato para saber mais!

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